Formação EntreArtes de Arteterapia

Coordenação: Mestre Taísa Belém do Espírito Santo Andrade – Arteterapeuta (ASBART-0209/0320) e Psicóloga (CRP-19/0556)

Vivemos, na atualidade, inúmeros desafios em relação a saúde mental. Sabemos que o cultivo da criatividade tem se apresentado com um fator importante nesse processo e, por isso, amplamente desejado e almejado em todos os âmbitos: corporativos, acadêmicos, sociais, comerciais, políticos, familiares e espirituais. O investimento em ações que se utilizam de ferramentas expressivas cresceu exponencialmente, reafirmando a força do trabalho com recursos artísticos nos mais diversos contextos terapêuticos.

IMG-20180923-WA0004.jpg

A Arteterapia rompe os limites da clínica psicológica tradicionalmente conhecida, ampliando as possibilidades de cuidado terapêutico oferecidas pelo acionamento de experiências estéticas e imaginais, que despertam potenciais vitais promotores de saúde por meio do trabalho com as materialidades artísticas.

Em função do aumento de sua relevância social, esse campo de saber, que se funda numa intersecção entre os saberes psicológicos e as artes, ganhou há pouco tempo no Brasil o status de ocupação, constando no Cátálogo Brasileiro de Ocupações (CBO) e segue parâmetros de um Colegiado de Associações espalhadas por grande parte do território nacional, denominada União Brasileira de Associações de Arteterapia – UBAAT, que estipula até 560 horas: 360 horas teórico-vivenciais (40 horas de atelier) + 60 horas de supervisão + 100 horas de estágio.

IMG_20200201_160705_057.jpg

Nossa proposta ainda conta com atividades extra-curriculares complementares, mas fundamentais para a qualificação final, a saber: experiência do aluno em atelier expressivo ou artístico, acompanhamento psicoterapêutico durante o estágio e apresentação do trabalho de conclusão de curso na Jornada de Arteterapia e Terapias Expressivas.

Assim, podemos disponibilizar uma multiplicidade de saberes para nossos alunos entrarem em contato com capacidades criadoras em si e, consequentemente, fazerem uso delas para manejar, criar e ofertar práticas em arteterapia mais implicada com modos de existência mais potentes, que ampliem a autonomia dos sujeitos para se conduzirem na vida e, também, subverterem o empobrecimento e a mortificação que assola a vida social.

Vamos conhecer, de modo teórico-prático, o caminho do imaginário e os processos de criação nas artes, filosofia e na ciência, conversando com C. G. Jung, James Hillman, Durand, Goethe e Bachelard; estudando um pouco o pensamento filosófico de Espinosa e Deleuze, bem como os processos criativos de diversos artistas, como Van Gogh, Lygia Clark, Clarice Lispector, Manoel de Barros que subverteram e marcaram a vida cultural e subjetiva, incorporando especialmente a produção de artistas brasileiros e sergipanos.

Assim, temos a confiança de que formamos arteterapeutas capazes de fazer bom uso do tripé: fundamentação teórico-experiencial, intimidade com o próprio processo criativo com as imagens e a prática de estágio supervisionada; garantindo maior confiança na inserção dele nessa ocupação e melhor atendimento a sua clientela pela integração entre a dimensão estética (sentir) , ética (pensar) e política (agir) do viver .

Estrutura


Público-alvo

Portadores de diploma do ensino superior, provenientes de instituições públicas ou privadas, preferencialmente atuantes nas áreas de humanas, educação e saúde (psicologia, medicina, fisioterapia, filosofia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, assistência social, artes, educação, administração, arquitetura, jornalismo, arte-educação, entre outras) e oferece formação suplementar àqueles que já têm experiência prática na psicoterapia clínica.


Duração

  • DURAÇÃO: Dois anos e meio (15 horas aula/mês)
  • HORÁRIO: Sexta (quinzenal): 19h às 22h e Sábado (mensal): 9h às 18h
  • INÍCIO: Março/2021

Investimento

  • Mensalidade: R$ 450,00 (25 parcelas)
  • Valor integral com desconto à vista (válido até Fevereiro/2021): R$ 10.000,00
  • Informações sobre descontos para cota social e planos de pagamento: entrar em contato pelo e-mail formacaoentreartes@arteterapia.aju.br