Sobre a coordenação

taisa-belem.jpg

Mestre Taísa Belém do Espírito Santo Andrade
Arteterapeuta (ASBART -0209/0320) e Psicóloga (CRP-19/0556)

"Existe uma tal arteterapia que pode libertar a vida
experimentar possibilidades, abrir trilhas, balbuciar sentidos outros
Existe uma tal arteterapia que pode humanizar a nossa existência
produzir desvios, errâncias, ampliar o olhar e escuta
para as vozes do desalinho, da sujeira e do borrão
Existe uma tal arteterapia que sonha feito criança e brinca com o acaso e suas ordenações
Trazendo na pele o toque do mundo
Existe uma arteterapia que se despe da moralidade e dança a poética que erotiza a vida,
Dissolve os controles, não almeja o progresso, nem a evolução.
Há de existir essa tal Arteterapia
Se não, inventemos nós!"

(Taísa Belém)


Olá!

Psicóloga, formada há 20 anos (UFS), Mestre em Psicologia Social (UFS), com especialização em Psicossomática (IJBA) e em Arteterapia (AlquimyArt), trabalho com psicologia junguiana e arteterapia numa perspectiva de clínica ampliada, orientada eticamente pela filosofia da imanência.

Pertenço intimamente ao imaginário material, com diz Durand. O que me empurra para a experimentação estética e a lida com os materiais como modos de nutrição e germinação de vida criadora em mim. E, atravessada por fazeres artísticos desde infância, venho estudando, desde 2008, possibilidades de articulação arte e clínica - o lugar da imaginação e da memória na produção de narrativas de si - na facilitação de diversas propostas individuais e grupais com estudantes universitários, equipes de saúde nos diversos níveis de atenção em saúde mental e com o público, em geral.

Tecendo um fio da história profissional, caminho pelo território da Saúde, habitando diversos espaços de saúde (UNIMED, CAPS, NASF, Centro de Especialidades Médicas da Criança e Adolescente, Referências Ambulatoriais em Saúde Mental, Centro de Educação Permanente em Saúde, Apoio Institucional a Rede de Atenção Psicossocial e Consultório em clínica privada) no âmbito assistencial e de gestão - setores privado e público – mas, posso afirmar que a minha forja como profissional do cuidado se deu na saúde pública.

Guio-me pelo desafio de ampliação da clínica psicológica, vinculada com saberes e práticas de cuidado em saúde, em íntima articulação com o trabalho das sensibilidades e sua potência de almar e criar mundos. Por meio dela, modos de cuidar ganharam outros sentidos no encontro com as artes como possibilidade de enfrentamento do trágico, fortalecimento de redes de trabalho cooperativo e sustentação da capacidade criadora do viver.

E, nessas andanças, fiz-me professora de psicologia e arteterapia, passando pela Universidade Federal de Sergipe, Faculdade Atlântico, Alquimyart, FIOCRUZ e Profint; oportunidades preciosas de ressignificar a relação com o aprender e perceber a importância desse universo para a minha existência.

Experiência marcante também foi a oportunidade de desenhar e coordenar, com Cássia de Fátima Souza, a primeira Formação de Arteterapia - 2014 a 2019 – sediada na Profint. Esse percurso foi de grande valia para pensar os desafios par consolidação da Arteterapia em nosso país, exigindo de mim um olhar cada vez mais criterioso, cuidadoso e responsável para o papel do arteterapeuta nesse momento histórico que atravessamos.

Aposto, com alegria, na invenção de uma clínica que afirme a vida em seu desejo de variação e pluralidade, radicalizando a indissociabilidade entre teoria e prática, quando nos permitimos aproximar Eros e Logos. E, o consultório tradicional, que já não cabia mais esse fazer, transmutou-se, em Novembro/2019, no EntreArtes Espaço Colaborativo; lugar de composições do sentir-pensar-agir para clientes e profissionais.

Lá, uma rede de profissionais oferece atendimentos individuais e grupal nessa interface arte-clinica-politica, usando dispositivos diversos. E, no caminho imaginal, sigo andando, atendendo e criando propostas em psicologia, arteterapia e SoulCollage®, tanto para o público em geral, como para aqueles que desejam educação continuada, nessa perspectiva de ampliar olhar e escuta sensíveis, que afirmem a vida criativa e criadora.

Para 2021, apresentamos a mais ousada e inovadora dessas criações: Formação em Arteterapia do EntreArtes! Venha conhecer, se encantar e se juntar a nós nessa semeadura!